A importância do fortalecimento dos músculos abdominais.

02/04/2012 10:36

        Hoje em dia é muito comum ouvirmos a seguinte frase: "o fortalecimento dos músculos abdominais é importante", mas muitas vezes não sabemos o que está por trás dessa afirmativa.

        A boa postura é aquela que ajusta nosso sistema músculo-esquelético (ossos e músculos) da melhor forma possível, mantendo o equilíbrio e distribuindo o esforço das atividades, não sobrecarregando nenhuma das partes do corpo.  

        Os músculos abdominais fazem parte do tronco (ântero-lateral) e incluem o reto abdominal, os oblíquos externos, oblíquos internos e transverso abdominal. O reto abdominal também é conhecido por "tanquinho". Os outros três são encontrados na parte mais lateral do abdômen, sendo o transverso abdominal o mais profundo. Esses músculos são de grande importância para a manutenção da postura correta, para a estabilização da coluna lombar e para o controle do corpo.

        O fortalecimento dos músculos que compõem o abdômen fornece estabilidade para as paredes anterior, laterais e posteriores do tronco, evitando a sobrecarga da região lombar. Estudos recentes nos mostram a eficiência no fortalecimento da região abdominal, favorecendo a flexão e extensão do tronco durante as atividades de vida diária e diminuindo os impactos sobre a coluna vertebral. Sendo assim, os benefícios vão muito além da estética, garantindo mais estabilidade e equilíbrio corporal e influenciando positivamente inclusive na correção da respiração torácica e abdominal.

        Devemos lembrar também que a coluna é umas das estruturas formadoras do CORE*, sendo assim, a sua estabilização influenciará até nos segmentos mais distais do corpo, como os nossos membros superiores e inferiores, nos seus movimentos e posicionamentos. Concluindo, o fortalecimento adequado dos músculos abdominais favorece a biomecânica correta de todo o corpo durante a prática de qualquer atividade física.

 

Amanda Meira Junges

Bacharel em Educação Física

CREF 015135 - G/SC

amandinhajunges@live.com



* 29 músculos que suportam o complexo bacia-pélvis-lombar. A função do core é estabilizar a coluna e amenizar a pressão intradiscal, e também aumentar a estabilidade da coluna diminuindo erros posturais e lesões.

 

REFERÊNCIAS

 

BENATTI, A. T. Equilíbrio Tóraco-Abdominal: Ação integrada á respiração e a postura. Arq. Ciênc. Saúde UNIPAR; 2001, 82p.

 

BRACCIALLI, L. M. P.; VILARTA, R. Aspectos a serem considerados na elaboração de programas de prevenção e orientação de problemas posturais. Rev. Paul. Educ. Física., São Paulo-SP, jul/dez 2000, 171p.

DOMINGUES FILHO, L. A. Exercícios abdominais: estratégias x resultados. Editora Ícone, São Paulo, SP. 2000, 04 p. 9

EHRENFRIED, L. Da educação do corpo ao equilíbrio do espírito. 2ª edição, São Paulo-SP, Editora Summus, 1991, 98p.

GAGEY, P. M.; WEBER, B. Posturologia – regulação e distúrbios da posição ortostática. 2ª edição, São Paulo-SP, Editora Manole Ltda, 2000, 159p.

 

KNOPLICH, J. Viva bem com a coluna que você tem: dores nas costas, tratamento e prevenção. 27ª edição, São Paulo-SP, Editora IBRASA, 1999, 225P.

 

VERDERI, E. A importância da avaliação postural. Revista Digital, vol. 8, n. 57, fev. 2003.

 

Crie um site com

  • Totalmente GRÁTIS
  • Centenas de templates
  • Todo em português

Este site foi criado com Webnode. Crie um grátis para você também!